Proclamando a grandeza da Obra de Jesus ...

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pr. Vicente de Avila - Joinville/SC

Pr. Vicente de Avila
Dirigente da Congregação Assembléia de Deus- Joinville/SC


"Quando o crente ora, mas não confia"


(Jonas capitulo 1:3) 
Para entendermos melhor o assunto desta lição, devemos entender que tem diversos tipos de oração, (opinião minha) eu quero crer que quando o comentarista escreveu o titulo desta lição, ele não estava dizendo exatamente que Jonas não orava, mas que ele não orou naquele momento pedindo a direção de Deus sobre aquele assunto, visto que a oração é um diálogo com Deus e serve não apenas para consultar ao Senhor, mas tambem para oferecer, louvor, adoração, gratidão, pedir perdão e muito mais.

No caso das pessoas sitadas aqui nessa lição, entende-se que em um determinado período de suas carreiras deixaram de confiar no Senhor, por isso eu daria outro título para essa lição, (Quando o Crente ora, mas não confia) mesmo Jonas sabendo que os Ninivitas tiravam o couro dos estrangeiros, se ele confiasse no Senhor como homem de Deus que era, com certesa ele teria exito em sua missão, porém, entrou o lado humano, este que todos nós temos, confiamos, acreditamos, mas quando chega o momento do vamos ver...daí a coisa fica dificil, quando estamos frente á frente com um leão faminto é que vamos ver se confiamos ou não no Senhor.

No caso de Jesué, (Josué 9.1,15) ele acreditou que não haveria necessidades de consultar ao Senhor, mesmo poque ele acreditava que era uma coisa sem importância, ajudar aquelas pessoas. Claro que ele se deu mal, nós como servos de Deus, devemos apresentar tudo ao Senhor. Mesmo as pequenas coisas.

Você sabia que são as pequenas coisas que nos derrubam, aquilo que você esta vendo dificilmente vai te derrubar, mas aquilo que esta superficial nos derruba, como ex: um grande degral que você esta vendo de longe jamais vai te derrubar, mas o pequeno degral é um perigo para nos levar oa chão.

No caso de Davi, ele achou que estaria acima de tudo, em um determinado tempo ele acreditou que tudo estava sebre o seu controle, dai não precisa mais orar, consultar o Senhor para quê? Sou Rei, sou poderoso, tenho tudo sobre o meu controle, eu mando e desmando!

Estava muito enganado, queria mostrar aos seus inimigos que ele estava no comando, porém se enganou, quando o homem acha que esta no controle ele esta perdido, foi o que aconteceu com o Rei Davi.

Sara, aqui mais uma vez faltou confiança, uma das coisas mais dificeis na vida do ser humano tirando a renuncia, é a confiança, principalmente nós como pregadores que temos que viver o que pregamos, como é dificil confiar! Aqui o resultado foi o despreso de sua escrava, agora seu marido gostava mais da escrava do que dela, porque deixou de confiar no Senhor.

No caso de acasias a situação foi bem diferente das demais, aqui estamos tratando de uma situação em que um Rei que conhecia ao Senhor deixou de consulta-lo para consultar a um deus estranho que nada poderia fazer um seu respeito. Isso é uma grande abominação ao Senhor, quando o homem que sabe que não ha socorro em outro lugar, mas mosmo assim ele insiste no erro, e vai de mal a pior.

Saul, o homem que em toda sua vida reprovou a consulta as mortos, agora regeitado pelo Senhor, vai a uma feiticeira, é como diz em (2 Pedro 2:22) O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.

Roboão, preferiu mais os conselhos dos homens do que o conselho de Deus e como diz em  (2 Cronicas 12:14) fez oque éra mau aos olhos do Senhor.


Obs: Buscar conselhos de um homem de Deus é louvavel mas temos que entender que devemos obedecer a voz do Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário